Direito Imobiliário – Teoria e prática – Indicação de livro

Home / CURIOSIDADES / Direito Imobiliário – Teoria e prática – Indicação de livro

 

Antes tarde do que nunca não é! Vocês me pedem muito no perfil do instagram (@advogadas.conselheiras) e finalmente iniciei o INDICAÇÃO DE LIVROS.

Confesso que demorei um pouco para abrir esse espaço porque acho que livro é igual perfume, uma coisa muito pessoal. Depende da linguagem do autor, da familiaridade que você tem com a matéria, para que você vai usar o livro.

Para inaugurar vamos de Direito Imobiliário – teoria e prática do professor Scavone.

INTROITO:

Antes de tratar sobre o livro propriamente dito, vou contar para vocês como foi o meu contato com o Autor. Se você não está nem ai para o que eu tenho para dizer e só quer saber do livro mesmo, vou poupar seus olhos, rola a tela para o próximo título e pode pular essa parte!

Tive aula com esse ilustre na faculdade. Ele com o seu gel no cabelo, adentrava a sala pontualmente. Me deu aula de direito civil. Dos professores que compunham essa cadeira, ele era o mais temido. Me lembro como hoje, quando você saia da linha, vinha uma perguntinha de chamada oral para você valendo nota. Era o famoso “ficar esperto” sendo colocado em prática.

À época ele estava lançando um livro sobre juros, que visualmente não era em nada parecido com esse de hoje. Era um livro verdinho, pequeno, fácil de carregar, farei um post sobre ele aqui um dia. Comprei, porque afinal de contas era meu professor e a matéria ia cair na prova! (o pessoal da graduação vai me entender). Linguagem prática com exemplos, leitura sensacional.

Após essa experiência me matriculei em um curso sobre direito imobiliário. Antes do professor escrever esse livro. O curso era ministrado no anfiteatro da faculdade. Saia do estágio e ia direto para lá. O curso era destinado não só para operadores do direito, mas para pessoas que atuavam nessa área de alguma maneira. Não tinha o livro, mas tinha uma apostila que fazia parte do material do curso.

Pensa em um curso bom! Hoje ele ainda ministra esse curso, mas salvo engano é só para operadores do direito. Deve custar um rim, mas vale o investimento!

Então, quando vi no mercado o título não hesitei em comprar, sabia que dali vinha coisa boa.

SOBRE O LIVRO:

O Manual de direito imobiliário é um bom suporte para o seu primeiro contato com a matéria. Ele te estabelece um norte seguro para que você permeie pelo mundo do direito imobiliário. Minha sugestão é que antes de ter contato com qualquer outro material leia esse até o fim. Muitas de suas dúvidas serão sanadas. Depois que você já estiver dominando o básico ai se aventure em outros livros com temas mais específicos. O panorama geral está aqui.

Trata-se de obra de grande atualidade, que focaliza os problemas imobiliários com acuidade e coragem, pois o autor, com a experiência de quem milita na área, traz questões e debate temas oferecendo soluções novas, que fogem do tradicionalismo.

Apresenta ao leitor uma visão especializada do Direito Imobiliário, voltada para a prática, sem perder de vista seus aspectos doutrinários e jurisprudenciais relevantes, expostos com a necessária profundidade, e a legislação que rege a matéria.

Para mim, a melhor parte do livro são os casos práticos, vou dar aqui apenas um exemplo: o autor trata do procedimento de dúvida, que é uma atividade atípica do poder judiciário, tendo em vista se tratar de procedimento administrativo. Nesse capítulo ele deixa para o leitor um roteiro com 26 itens a serem seguidos que vão desde a apresentação do título até a entrega do mesmo.

Investimento: R$ 188,23 edição de 2019 pela Amazon hoje. Preço médio  R$ 250,00

clique aqui para ir direto para loja!

Espero que tenham gostado da indicação.

Deixem abaixo seus comentários para que eu possa saber se de fato gostam desse tipo de post. Podem escrever lá no Instagram também!

Leave a Reply

Your email address will not be published.