Inadimplência: posso vender a dívida do condomínio para uma empresa de cobrança?

Home / DIREITO CONDOMINIAL / Inadimplência: posso vender a dívida do condomínio para uma empresa de cobrança?

A inadimplência nos condomínios é algo cada vez mais comum dado o fato de estarmos vivendo uma crise econômica no país. Muitos condomínios tem optado por vender as dívidas para  uma empresa especializada de cobrança.

Será que, de fato, a venda das dívidas é a melhor maneira?

Fato é que a nova lei, publicada em 2016 agiliza o processo de execução da dívida porque facilita a penhora e o leilão do bem de quem não quitou a dívida condominial.

Muitas vezes o imóvel é comprado na planta e quem o adquire não é advertido que quando da entrega das chaves terá que pagar o condomínio mesmo que não esteja morando no bem. Pagar a parcela das chaves + o condomínio às vezes está fora do planejamento e as pessoas acabam se atrapalhando financeiramente nessa hora.

E o que devo fazer para vender a dívida?

É muito importante ressaltar que a venda da dívida deve ser aprovada em assembleia e o contrato deve ser bem analisado para não gerar outros problemas futuros, como cobranças indevidas ou juros abusivos.

Se o morador é cobrado indevidamente poderá se voltar contra o condomínio e o que era para ser solução se torna um problema.

Espero que tenha ajudado e que vocês gostem do post.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.