É possível vender o mesmo imóvel duas vezes?

Home / CURIOSIDADES / É possível vender o mesmo imóvel duas vezes?

Antes de tratar sobre a venda de imóvel propriamente dita, essa pergunta eu preciso te dizer que, no nosso país, só tem a propriedade de um bem aquele que tem seu nome estampado na matrícula do imóvel.

Cabe aqui te lembrar que a matrícula não é a mesma coisa que escritura pública e nem o mesmo que contrato particular. Eu tenho um post falando só sobre esse assunto. Clique aqui para ver.

Respondendo a pergunta que é título desse nosso post, eu infelizmente tenho que te dizer que sim, é possível. É bem comum – se você mesmo não fez, tenho certeza que conhece alguém que fez – que as pessoas façam a compra e venda por instrumento particular.

Calma que eu vou te explicar, não me abandone agora!

Embora a Lei determine que toda venda e compra acima de 30 salários mínimos deva ser feita através de escritura pública uma grande maioria celebra um instrumento particular de venda e compra.

Normalmente isso ocorre quando o pagamento do imóvel é deito de forma parcelada.

Pois bem, quando a venda é feita dessa maneira – adiando a escritura pública e o registro na matrícula do imóvel – quem figura como proprietário foi aquele que te vendeu, sendo assim, nada impede que ele venda novamente esse mesmo imóvel

Ah Carolina, eu faço assim e se der problema depois eu ingresso com uma ação dizendo que vendeu para mim primeiro e esta tudo certo!

Sinto em te informar que não é tão simples quanto parece. Há uma decisão recente onde A havia comprado o imóvel de B por contrato particular. Passado um tempo, B vendeu para C o mesmo imóvel. Indignado B ingressou com ação dizendo que a venda para C deveria ser anulada, já que havia comprado o mesmo imóvel antes.

Sabe o que o tribunal decidiu?

Reconheceu a boa-fé de C que fez as diligências corretas para comprar o imóvel, considerando válida sua compra (se você tem dúvidas sobre quais documentos pedir na compra e venda de um imóvel clique aqui) e, de quebra, mandou A ingressar com uma ação de indenização em face de B pedindo seu dinheiro de volta.

Veja só, caro leitor, o tamanho do prejuízo de A. É muito provável que B não tenha mais nenhum centavo em conta e A fique literalmente a ver navios. Então fique sempre bem atento aos negócios para que ele não se torne um fardo.

Se você gostou desse conteúdo me siga no Facebook, lá você pode ser avisado de cada nova postagem

https://www.facebook.com/advcarolinagaspari


Leave a Reply

Your email address will not be published.